29/06/2018

Papagaio-da-nova-zelândia - Kea





Hoje vou falar de:

Papagaio-da-nova-zelândia

Ordem: Psittaciformes
Família: Strigopidae


É endémico da Nova Zelância, mede, em média, 48 cm de comprimento e apresenta uma plumagem verde-oliva e tem um bico muito resistente: diz-se que ele é capaz de despedaçar uma chapa de ferro fundido.


Foto: heiwx.com


Como todos os seus parentes, sente-se melhor nas árvores do que no chão e voa bem.


Foto: wallup.net


Alimenta-se principalmente de brotos e folhas tenras e, na primavera, lambe o néctar das flores. Come também os insetos e larvas que encontram no chão e é necrófago, isto é, alimenta-se de carcaça de animais (carneiros).


Foto:ww.birds-wallpapers.com


Ele vive em pequenos bandos e passa o verão nas montanhas. Se o inverno não for muito rigoroso, ele ficará aí o ano todo: é o único papagaio do mundo que pode viver na neve.


Foto: feelgrafix.com


É um animal brincalhão e cheio de curiosidade. O desejo notável do kea de explorar e manipular faz com que este pássaro seja uma praga para os residentes e uma atração para os turistas. Chamado "o palhaço das montanhas", investigará mochilas, botas, esquis, snowboards, e mesmo carros (o mais geralmente as áreas de borracha por exemplo frames de janela), causando frequentemente o dano ou voando fora com artigos menores.


Foto: www.hickerphoto.com


O período reprodutivo principal deles dura de Julho a Janeiro. Eles aninham em covas debaixo de pedras ou entre raízes de árvore. São postos de dois a quatro ovos, que são incubados durante três a quatro semanas. Estes papagaios são altamente sociais, vivem em grupos de família até que eles alcançam a maturidade sexual. Os Machos são sexualmente maduros depois de quatro ou cinco anos, enquanto fêmeas podem se tornar sexualmente maduras já com três anos de idade. O sistema de acasalamento é polígamo. Machos lutam para dominar e a hierarquia é rígida.


Foto: heiwx.com


Texto explicativo: wikipedia
Fotos: Wallpaperxyz.com, heiwx.com, www.birds-wallpapers.com; wallup.net; feelgrafix.com; www.hickerphoto.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo